Vagas Remanescentes

Vagas Remanescentes

No processo seletivo Vagas Remanescentes somente são ofertadas vagas não preenchidas pelos processos Sisu e Vestibular UFMS, e que ao mesmo tempo não existam candidatos para serem convocados.

Pode participar desse processo seletivo qualquer pessoa com ensino de nível médio completo que tenha prestado alguma das últimas 5 (cinco) edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os candidatos que tiverem realizado mais de uma edição do Enem deverão especificar qual delas deseja que seja utilizada para sua classificação.

>> Acessar Editais << Menu do Candidato

A inscrição neste processo seletivo é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet. Para realizar a inscrição, o candidato deverá, dentro do período de inscrições, acessar o endereço eletrônico especificado no edital de abertura e realizar os passos solicitados no sistema de inscrição, dentre eles:

  • selecionar o Município, a Unidade e o Curso ao qual deseja concorrer;
  • selecionar a respectiva classe de concorrência (vagas reservadas ou ampla concorrência);
  • digitar, nos campos correspondentes do sistema de inscrição, o número de inscrição e as notas obtidas no Enem, nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.
  • anexar cópias digitalizadas (formato PDF) dos documentos solicitados no edital.
A pontuação dos candidatos inscritos será calculada aplicando-se média ponderada, onde os pesos atribuídos a nota de cada área de conhecimento cobrada no Enem variam de acordo com o curso escolhido. Tais pesos serão especificados no edital de abertura.

De acordo com a modalidade de concorrência escolhida (ampla concorrência ou vagas reservadas), os candidatos serão classificados por curso, em ordem decrescente de pontuação.

Suponha que Alberto se inscreveu no Processo Seletivo de Vagas Remanescentes e selecionou o curso “Engenharia Florestal” que, conforme constava no Edital de abertura, tinha como pesos os indicados na tabela abaixo:

Onde:

Nota obtida é a pontuação que Alberto conseguiu no ENEM separada por área de conhecimento; e
Pesos, que variam de acordo com o curso selecionado pelo candidato, indicam o efeito que a nota de cada área surtirá na pontuação final.

Deste modo, calcula-se a pontuação final da seguinte forma:


Este processo é iniciado pouco antes do encerramento das convocações do Sisu e do Processo Seletivo Vestibular UFMS. A previsão é que o edital de abertura seja publicado entre os meses de fevereiro e março.