Central de Matrículas
As dúvidas sobre matrículas da Pós-graduação serão sanadas pelos canais: selecao.propp@ufms.br e 3345-7192 e (67) 3345-7789
Matrícula on-line de Ingressantes (Calouros) [CLIQUE AQUI] |
*Se você foi convocado em um processo seletivo e está no período da sua chamada, entre no sistema de matrícula com seu CPF e a senha que recebeu no e-mail cadastrado na inscrição na Fapec (a senha não é a mesma da área do candidato na Fapec) para se matricular na UFMS |
Editais de Matrícula com Anexos
Mais dúvidas?
Cursos de graduação: entrar em contato diretamente com a secretaria do seu curso.
Cidade | Telefone | |
Campo Grande | 67 3345 7777 | matriculas@ufms.br |
EaD – UFMS Digital | 67 3345 7614 | secac.agead@ufms.br |
Aquidauana | 67 3241-0415 e 3241-0425 | secac.cpaq@ufms.br |
Chapadão do Sul | 67 3562 6330 | secac.cpcs@ufms.br |
Coxim | 67 3291 0202 | secac.cpcx@ufms.br |
Corumbá | 67 3234 6817 / 67 3234 6816 | secac.cpan@ufms.br |
Naviraí | 67 3409 3411 | secac.cpnv@ufms.br |
Nova Andradina | 67 3449-0533 / 67 3449-0531 | secac.cpna@ufms.br |
Paranaíba | 67 3669 0100 | secac.cpar@ufms.br |
Ponta Porã | 67 3437 1710 | secac.cppp@ufms.br |
Três Lagoas | 67 3509-3812 / 67 3509 3813 / 67 3509-3814 | seaac.cptl@ufms.br |
FAQ – Matrícula
Os candidatos convocados receberão um e-mail com as instruções para a realização da matrícula, que ocorre de forma online pelo site https://matriculaonline.ufms.br/matricula.
Para efetuar a matrícula, o candidato deve:
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Acessar o sistema com seu login e senha.
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Preencher o Cadastro do Estudante.
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Anexar os documentos exigidos no Edital de Convocação, conforme o tipo de vaga e os requisitos específicos do curso.
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Após conferir todas as informações, clicar em “Finalizar Matrícula”.
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Candidatos sem cadastro no Sistema de Matrículas On-line receberão uma senha de acesso no e-mail cadastrado no momento da inscrição.
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Caso já tenha cadastro, basta entrar com sua senha ou utilizar a conta Gov.Br. Se necessário, selecione “Redefinir Senha”.
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Se não tiver mais acesso ao e-mail cadastrado, é preciso solicitar a atualização do endereço de e-mail à Unidade da Administração e, em seguida, refazer o processo de redefinição de senha.
O período de matrícula está informado no e-mail de convocação e no edital de convocação, disponível no Portal de Ingresso UFMS. Fique atento às datas para não perder o prazo!
Caso tenha dificuldades para realizar sua matrícula online, entre em contato com a Central de Matrícula, pelo e-mail matricula@ufms.br ou pelo telefone (67) 3345 – 7777.
Provavelmente você não foi convocado na chamada corrente. Verifique o edital da convocação de matrícula corrente na página ingresso.ufms.br e procure pelo seu nome.
Se não encontrar, quer dizer que não foi chamado nesta convocação para matrícula. Pode ser que seja chamado na próxima convocação. Fique atento ao site ingresso.ufms.br
Os documentos exigidos para a matrícula e os modelos de formulários para vagas reservadas estão no Edital de Inscrição e Convocação e podem ser acessados pelo link: https://link.ufms.br/vest2025
O Formato para todos os documentos é PDF.
– Vídeos – até 100 MB
– Fotos – até 10MB
Aguarde a confirmação da sua matrícula na UFMS antes de solicitar o cancelamento na outra instituição. A Lei 12.089/09 proíbe que uma pessoa ocupe duas vagas simultaneamente em cursos de graduação em instituições públicas.
Caso algum dos documentos exigidos para a matrícula não possa ser entregue dentro do prazo estabelecido, o candidato poderá substituí-lo, temporariamente, pela Declaração de Pendência no momento da matrícula. No sistema de matrícula on-line, o candidato deverá selecionar a opção “pendência para entrega futura” para cada documento que não puder ser entregue.
Se não puder entregar algum documento dentro do prazo, você poderá substituí-lo temporariamente pela Declaração de Pendência no momento da matrícula. No sistema online, basta selecionar a opção “pendência para entrega futura” para o documento ausente.
Importante: A Declaração de Pendência não pode substituir documentos exigidos para vagas reservadas a indígenas, quilombolas, pretos, pardos e pessoas com deficiência.
Após a matrícula, você terá 30 dias corridos para entregar o documento na Secretaria Acadêmica do curso. Caso não cumpra o prazo, sua matrícula será cancelada.
O prazo está indicado no e-mail de convocação e no Edital de Convocação, disponível no Portal de Ingresso UFMS.
Atenção: A matrícula deve ser feita dentro do prazo, pois não há segunda chamada para quem perder o prazo. A vaga será repassada para a próxima convocação.
Não. Se você já foi avaliado e teve sua autodeclaração deferida pela Banca de Verificação da UFMS, basta anexar os documentos obrigatórios da Banca de Verificação da Veracidade e o Edital que comprove o deferimento (como o edital correspondente).
Importante: Essa regra vale apenas para avaliações feitas pela UFMS. Se a banca for de outra instituição, será necessário passar por nova verificação.
Para verificar se sua matrícula foi confirmada, acesse o sistema de matrícula (https://matriculaonline.ufms.br/matricula), faça o login e consulte a situação da sua matrícula, que deverá aparecer como “confirmada”. Não será enviado um e-mail de confirmação de matrícula.
O estudante, após a matrícula, poderá solicitar o Aproveitamento de Estudos por meio do requerimento acadêmico online, disponível na página da Prograd UFMS,https://prograd.ufms.br/coordenadores/aproveitamento-de-estudos-roteiro/. Os ingressantes têm até 15 dias corridos após a data da matrícula para realizar a solicitação de aproveitamento, conforme Instrução Normativa disponível en https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=523621
Após confirmar a matrícula, não é possível editar ou anexar novos documentos no sistema. Para corrigir o erro, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do curso dentro do prazo de matrícula e solicite a correção.
A Secretaria Acadêmica analisará sua documentação dentro do prazo do edital. Você pode acompanhar a situação da matrícula no sistema:
“Confirmada” → Tudo está correto e receberá o registro de estudante da UFMS.
“Erro de dados anexo” → Há algum problema na documentação e precisa ser corrigido no sistema de matrícula.
Atenção: Se houver erro, a correção só pode ser feita dentro do prazo da matrícula. Caso contrário, sua matrícula será indeferida.
Você deve anexar o certificado do ENCCEJA, que substitui o histórico escolar e o certificado de conclusão de curso.
– Cadastre-se no Passaporte UFMS (https://passaporte.ufms.br).
– Verifique a página da unidade do seu curso para mais informações sobre as aulas.
– Consulte o calendário acadêmico para acompanhar as datas importantes: https://prograd.ufms.br/calendario-academico“.