Movimentação Interna e Reingresso

O processo seletivo de Movimentação Interna e Reingresso visa preencher vagas ociosas nos cursos de graduação da UFMS. O preenchimento das vagas acontece duas vezes no ano, respeitando a ordem de preferência abaixo:

  • 1º – Reingresso – Destinado a acadêmicos INATIVOS que foram excluídos por desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno;
  • 2º – Movimentação Interna – Classe I – Movimentação entre cursos de mesmo nome (homônimos), que são oferecidos em unidades ou turnos diferentes;
  • 3º – Movimentação Interna – Classe II – Movimentação para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidade diferente (bacharelado ou licenciatura);
  • 4º – Movimentação Interna – Classe III – Movimentação de um curso para outro dentro da UFMS, desde que o curso de origem esteja com ingresso suspenso e seja da mesma área de conhecimento (tabela de áreas de conhecimento); e,
  • 5º – Movimentação Interna – Classe IV – Movimentação de um curso para outro na UFMS, desde que os cursos sejam da mesma grande área de conhecimento (tabela de áreas de conhecimento).

Este processo seletivo não possui taxa de inscrição e não possui provas. De acordo com a categoria de inscrição, o candidato será classificado por critérios específicos, conforme especificado nos editais.

Movimentação interna e Reingresso UFMS 2025/1DATA
Edital de Inscrição31/10 a 11/11/2024
Divulgação do resultado preliminar das inscrições deferidas e indeferidas13/11/2024
Período de recurso administrativo sobre as inscrições deferidas e indeferidas.13 a 14/11/2024
Divulgação do Resultado da Análise dos recursos administrativos19/11/2024
Divulgação do Resultado Final após os recursos administrativos19/11/2024
1ª Convocação para a matrícula19/11/2024

ACESSAR  EDITAIS ANTERIORES

 

Reingresso


Reingresso é o meio pelo qual acadêmicos excluídos por desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno que não possuem matrícula regular ativa em nenhum curso de graduação da UFMS, podem retornar ao seu curso mediante existência de vaga e aprovação no processo seletivo.


O Reingresso é destinado a ex-acadêmicos de cursos de graduação da UFMS que:

  • não tiverem matrícula regular ATIVA em nenhum outro curso de graduação presencial na UFMS; e
  • tiverem sido excluídos por desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno no curso em que pretende reingressar.

Será indeferido o candidato que:

  • tiver matrícula regular ATIVA em qualquer outro curso de graduação presencial da UFMS;
  • fizer inscrição para curso diferente do qual está INATIVO; ou
  • tiver sido excluído por motivo distinto de desistência, jubilação, reprovação ou solicitação do aluno.


Os candidatos inscritos para reingresso que tiverem suas inscrições deferidas serão classificados através do seguinte critério:

  • maior percentual de carga horária cursada com aprovação, antes de sua exclusão.

Em caso de empate, o desempate será realizado mediante a aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

  1. menor tempo de inatividade no curso;
  2. maior coeficiente de rendimento acadêmico (média aritmética das notas das disciplinas cursadas), conforme relatório do SISCAD-UFMS;
  3. menor número de reprovações; e
  4. maior idade.


Movimentação Interna


Movimentação Interna é o meio pelo qual acadêmicos com matrícula ativa ou trancada em cursos de graduação presenciais da UFMS, que ingressaram através do SISU, Vestibular UFMS, PASSE ou Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, podem movimentar-se para cursos de mesmo nome (homônimos) ou para cursos de mesma área de conhecimento que o curso de origem mediante existência de vaga e aprovação no processo seletivo.


Para participar do processo seletivo de Movimentação Interna, o acadêmico deve:

  • Ter ingressado no curso em que se encontra matriculado através do SISU, Vestibular UFMS, PASSE ou Processo Seletivo de Vagas Remanescentes.

É necessário ainda:

para Classe I:

  • Estar matriculado ou com matrícula trancada em curso de graduação presencial na UFMS de mesmo nome do curso pretendido (curso homônimo).

para Classe II:

  • Estar matriculado ou com matrícula trancada em curso de graduação presencial na UFMS de mesmo nome do curso pretendido, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura);
  • Ter integralizado menos de 75% da carga horária do curso de origem;

para Classe III:

  • estar matriculado em curso de graduação na UFMS de mesma área de conhecimento do curso para o qual deseja realizar a mudança;
  • Ter integralizado menos de 75% da carga horária do curso de origem;

para Classe IV:

  • Estar matriculado ou com matrícula trancada em curso de graduação presencial na UFMS de mesma área de conhecimento do curso para o qual deseja realizar a mudança;
  • Ter integralizado menos de 75% da carga horária do curso de origem;


Existem 4 formas (classes) de movimentação, conforme listado a seguir, em ordem de prioridade:
CLASSE I: Estudantes da UFMS cujo curso de origem tem o mesmo nome do curso de destino (cursos homônimos).
CLASSE II: Estudantes da UFMS cujo curso de origem tem o mesmo nome do curso de destino, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura).
CLASSE III: Estudantes da UFMS interessados em mudar de um curso para outro dentro da UFMS, desde que o curso de origem esteja com ingresso suspenso e seja da mesma área de conhecimento.
CLASSE IV: Estudantes da UFMS interessados em mudar de um curso para outro na UFMS, desde que os cursos sejam da mesma área de conhecimento.


As vagas não preenchidas pelos candidatos inscritos para Reingresso serão destinadas aos candidatos da Movimentação Interna. Dentro da movimentação interna, as vagas serão destinadas primeiramente aos candidatos da Classe I, seguidos dos candidatos da Classe II, Classe III e Classe IV, nesta ordem.

Dentro de cada classe de concorrência da Movimentação Interna, os candidatos serão classificados, em ordem decrescente, por:

  • Percentual de carga horária cursada com aprovação no curso de origem, conforme relatório do SISCAD-UFMS.

Nos casos de empate, para todas as classes, o desempate será realizado mediante a aplicação sucessiva dos seguintes critérios:

  1. maior coeficiente de rendimento acadêmico (média aritmética das notas das disciplinas cursadas);
  2. menor número de reprovações; e
  3. maior idade.