Vestibular

>> Acessar Editais <<

Fique atento! O edital de abertura do Processo Seletivo Vestibular 2019 (PSV-UFMS 2019) será publicado em breve neste portal.

Vestibular

O Processo Seletivo Vestibular da UFMS (PSV-UFMS) destina-se aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, ou estão em vias de concluí-lo até o período previsto para ocorrerem as matrículas. Do total de vagas regulares oferecidas anualmente para cada curso, 30% são reservadas para esta forma de ingresso.
É obrigatório que o candidato participe do ENEM no mesmo ano em que realizará a prova do PSV-UFMS.

1º – A UFMS torna público o Edital de Abertura de Inscrições para o PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR, com as regras, cronograma e o número de vagas ofertadas para cada curso.

2º – Os estudantes interessados realizam a inscrição escolhendo as opções desejadas: treineiro ou concorrente a curso de graduação*, curso desejado, ampla concorrência ou vagas reservadas e município onde deseja realizar a prova.
* Deve ser observado que o estudante concorrente a curso de graduação deverá obrigatoriamente ter condições de apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

3º – Os resultados dos pedidos de isenção de taxa de inscrição, e posteriormente, a relação de inscrições efetivadas são publicadas.

4º – Os candidatos com inscrições efetivadas comparecem para realização da prova em local, data e horário estabelecidos em edital.

5º – O resultado preliminar é publicado, e em seguida, é aberto o período para interposição de recursos contra questões da prova.

6º – Os resultados dos recursos são publicados, as notas finais são calculadas através de uma média ponderada, onde a nota obtida na prova do vestibular tem 80% do peso total e a nota obtida no ENEM tem 20% do peso.
* Deve ser observado que é obrigatório que o candidato participe da edição do ENEM que ocorre no ano anterior ao ano em que se pretende ingressar através do Vestibular da UFMS para poder concorrer a uma vaga.
Por exemplo, ao prestar o Processo Seletivo Vestibular UFMS 2020, o candidato deve também ter participado do ENEM 2019, para assim, poder ingressar em determinado curso no ano de 2020.

7º – O resultado definitivo da prova e as listas de classificação dos candidatos por curso são publicados.

8º – É realizada a chamada regular, onde os candidatos aprovados* dentro do número de vagas de cada curso são convocados para matrícula.
* Candidatos que se inscreveram como treineiros NÃO serão convocados para matrícula!

9º – Os interessados convocados realizam a matrícula dentro do prazo estipulado.

10º – As vagas que não foram preenchidas na chamada regular, são preenchidas com novas chamadas a partir das listas de classificação do vestibular.

A participação neste processo seletivo é permitida a qualquer pessoa, porém deve-se observar que o candidato que realizar a inscrição como treineiro, possuindo ou não Ensino Médio completo, não terá direito a vaga, pois esta opção é destinada a candidatos que não possuem Ensino Médio completo.

O candidato que realizar a inscrição como concorrente a vaga de curso de graduação e, caso aprovado e convocado, não possuir condição de apresentar Certificado de Conclusão de Ensino Médio no ato da matrícula não terá direito a vaga.

A reserva de vagas para o sistema de cotas é feita de acordo com a Lei 12.711/2012. Ao selecionar o curso desejado o candidato deverá escolher a modalidade de concorrência, assim disputará apenas contra candidatos que tenham optado pela mesma reserva de vaga.

É necessário provar a situação de cotista, portanto para cada modalidade de reserva de vagas é solicitado diferentes documentos e comprovações, que serão divulgados nos editais de abertura e convocação.

Qualquer pessoa que requerer acesso aos cursos da UFMS, por meio de reserva de vagas com recorte étnico-racial ou de pessoa com deficiência, poderão ser avaliados, presencialmente, antes de realizar a sua matrícula, por uma Banca de Avaliação da Veracidade da Autodeclaração. A data das bancas de avaliação são divulgadas nos editais de convocação.

É importante que os candidatos se atentem para a apresentação de todos os documentos e comparecimento às bancas de avaliação, caso contrário a matrícula poderá ser negada pela UFMS.

A verificação da veracidade da autodeclaração de candidatos a vagas reservadas será realizada por meio de Bancas, compostas por servidores da UFMS e por pessoas integrantes de instituições ligadas à promoção da igualdade étnico-racial.

A Banca de Verificação da veracidade da autodeclaração deverá ser composta por, no mínimo, três membros, distribuídos por gênero, cor e naturalidade, com conhecimento sobre o assunto.

Edital de abertura: Torna pública a seleção de candidatos por meio do Vestibular UFMS 2018. Divulga o cronograma do processo seletivo, formas de inscrição, vagas ofertadas e demais regramentos do processo seletivo.

Editais de convocação: Apresenta as classificações e datas de matrícula para os cursos oferecidos. Também relaciona as datas para comparecimento nas bancas de declaração e verificação.

É de responsabilidade exclusiva do candidato acompanhar a publicação dos editais. A não apresentação de documentos obrigatórios ou não comparecimento nas bancas de avaliação podem acarretar na perda da vaga.

Clique no link para acessar as pontuações mínimas com as quais os candidatos ingressaram nos cursos de graduação da UFMS no Sisu 2018:

Notas de corte – Vestibular UFMS 2018