PASSE

Programa de Avaliação Seriada Seletiva

Atenção! Os editais de abertura da 1º etapa do PASSE Triênio 2018 – 2020 e da 2º etapa do PASSE Triênio 2017-2019 foram publicados neste portal e no Portal da FAPEC.

PASSE

O PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS) é uma das novas formas de ingresso na UFMS, que ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. A partir de 2020, 20% das vagas dos cursos de graduação serão reservadas para esta modalidade de ingresso.

>> Acessar Editais <<

da 1º etapa?
Os estudantes concluintes do 1º ano do ensino médio regular ou do 2º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.

da 2º etapa?
Os estudantes concluintes do 2º ano do ensino médio regular ou do 3º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.
da 3º etapa?
Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio regular ou do 4º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.

* Ao candidato que participar do PASSE sem prestar a 1º etapa, a 2º etapa ou ambas, será atribuída nota 0 (zero) para a(s) etapa(s) não realizada(s) para fins de cálculo da nota final.

* Programas de Ensino Médio de 3 anos e meio serão considerados como sendo de 4 anos.

Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, contudo o processo de seleção começa ainda no 1° ano do Ensino Médio. A principal diferença desse tipo de avaliação é que o aluno realiza três exames, um ao final de cada ano (1°, 2° e 3°). A escolha do curso só ocorre no ano de conclusão do Ensino Médio, sendo realizada no ato da inscrição para a 3º etapa do programa.

Na 1ª etapa, as provas vão abordar os conteúdos ministrados no 1º Ano do Ensino Médio, na 2º etapa, o conteúdo do 2º Ano e na 3º etapa, respeitando as fases anteriores, o conteúdo do 3º Ano do Ensino Médio.

O candidato deve prestar as etapas do PASSE dentro do triênio em que iniciou, por exemplo, caso o candidato ingresse no PASSE UFMS 2019-2021, ele prestará a primeira etapa em 2019, e deverá participar da 2º etapa em 2020 e da 3º etapa em 2021 para concorrer a vagas do curso desejado.

Os estudantes que não realizarem a 1ª Etapa poderão fazer a inscrição a partir da 2ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore da 1ª Etapa.

Os estudantes que não realizarem a 1ª Etapa poderão fazer a inscrição a partir da 2ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore da 1ª Etapa.

Os estudantes que não realizarem a 1ª e 2ª Etapa poderão se inscrever normalmente para a 3ª Etapa, porém, receberão nota 0 (zero) no escore tanto da 1ª Etapa quanto da 2ª Etapa.

Cada triênio possui, em resumo, as seguintes etapas e passos:

Etapa 1:

  • O edital de abertura da 1º Etapa é publicado.
  • Os candidatos interessados, que se encontrarem em vias de concluir o 1º ano do ensino médio regular, realizam a inscrição fornecendo os dados e documentos solicitados e prestam a prova na data definida conforme cronograma do processo.

    Caso o estudante se encontre matriculado em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 2º ano para poder se inscrever para a 1º etapa.

  • As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa são publicadas.

Etapa 2:

  • O edital de abertura da 2º Etapa é publicado.
  • Os candidatos interessados, que sejam concluintes do 2º ano do ensino médio, realizam a inscrição fornecendo os dados e documentos solicitados e prestam a prova na data definida conforme cronograma do processo.

    Caso o estudante se encontre matriculado em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 3º ano para poder se inscrever para a 2º etapa.

  • As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa são publicadas.

Etapa 3:

  • O edital de abertura da 3º Etapa é publicado.
  • Os candidatos interessados, concluintes do 3º ano do ensino médio, realizam a inscrição fornecendo os dados e documentos solicitados, selecionam o curso para o qual desejam concorrer e prestam a prova na data definida no edital.

    Caso o estudante esteja se formando em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 4º ano para poder se inscrever para a 3º etapa.

  • As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa e as listas de classificação, por curso, são publicadas.
  • É realizada a chamada regular para a matrícula nos cursos.
  • Candidatos da lista de espera podem ser convocados em chamadas adicionais, respeitando rigorosamente, a ordem de classificação e distribuição das vagas entre ampla concorrência e vagas reservadas. A UFMS, reserva-se o direito de realizar quantas chamadas julgar necessárias.
  • Dados pessoais básicos (RG, CPF, filiação, endereço, formas de contato, entre outros), exigidos na ficha de inscrição para a respectiva etapa.

* Deve ser observado que o candidato deverá obrigatoriamente ter condições de apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula, caso seja aprovado e convocado após ter realizado a 3º etapa do PASSE.

Clique em uma das edições do PASSE abaixo para ter acesso a prova aplicada.