PASSE

Programa de Avaliação Seriada Seletiva

>> Acessar Editais <<

Fique atento! Os editais de abertura da 1º etapa do PASSE Triênio 2018 – 2020 e da 2º etapa do PASSE Triênio 2017-2019 serão publicados em breve neste portal.

PASSE

O PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS) é uma das novas formas de ingresso na UFMS, que ao invés de medir o aprendizado dos candidatos em uma única prova, medirá o aprendizado ao final de cada ano do ensino médio. A partir de 2020, 20% das vagas dos cursos de graduação serão reservadas para esta modalidade de ingresso.

da 1º etapa?
Os estudantes concluintes do 1º ano do ensino médio regular ou do 2º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.

da 2º etapa?
Os estudantes concluintes do 2º ano do ensino médio regular ou do 3º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos, que tenham participado da 1º etapa do programa ocorrida no ano imediatamente anterior.

da 3º etapa?
Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio regular ou do 4º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos, que tenham participado da 1º e 2º etapa ocorridas nos 2 anos imediatamente anteriores.

Os alunos que se candidatam para esse regime avaliativo realizam exames como no vestibular tradicional, contudo o processo de seleção começa ainda no 1° ano do Ensino Médio. A principal diferença desse tipo de avaliação é que o aluno realiza três exames, um ao final de cada ano (1°, 2° e 3°). A escolha do curso só ocorre no ano de conclusão do Ensino Médio.

Na 1ª etapa, as provas vão abordar os conteúdos ministrados no 1º Ano do Ensino Médio, na 2º etapa, o conteúdo do 2º Ano e na 3º etapa, respeitando as fases anteriores, o conteúdo do 3º Ano do Ensino Médio.

O candidato deve prestar as 3 etapas do PASSE dentro do triênio em que iniciou, por exemplo, caso o candidato ingresse no PASSE UFMS 2019-2021, ele prestará a primeira etapa em 2019, e deverá obrigatoriamente participar da 2º etapa em 2020 e da 3º etapa em 2021 para poder concorrer a vagas do curso desejado.

O triênio possui, em resumo, as seguintes etapas e passos:

Etapa 1:
I – O edital de abertura da primeira etapa é publicado. II – Os candidatos interessados, que concluíram o 1º ano do ensino médio regular, realizam a inscrição, fornecendo os dados e documentos solicitados, e prestam a prova na data definida no edital.
Caso o estudante se encontre matriculado em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 2º ano para poder se inscrever para a 1º etapa.
III – As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa são publicadas.

Etapa 2:
I – O edital de abertura da segunda etapa é publicado.
II – Os candidatos interessados, que prestaram a prova da 1º etapa no ano anterior e que sejam concluintes do 2º ano* do ensino médio, realizam a inscrição, fornecendo os dados e documentos solicitados, e prestam a prova na data definida no edital.
Caso o estudante se encontre matriculado em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 3º ano para poder se inscrever para a 2º etapa.
III – As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa são publicadas.

Etapa 3:
I – O edital de abertura da terceira etapa é publicado.
II – Os candidatos interessados, que prestaram as provas da 1º e 2º etapa nos 2 anos imediatamente anteriores e que seja concluintes do 3º ano do ensino médio, realizam a inscrição, fornecendo os dados e documentos solicitados, selecionam o curso para o qual desejam concorrer e prestam a prova na data definida no edital.
Caso o estudante esteja se formando em uma modalidade de ensino médio com duração de 4 anos, ele deverá ser concluinte do 4º ano para poder se inscrever para a 3º etapa.
III – As notas obtidas pelos candidatos nesta etapa e as listas de classificação, por curso, são publicadas.
IV – A chamada regular e, pouco posteriormente, as chamadas adicionais são realizadas enquanto houver tempo hábil e vagas a serem preenchidas.

○ Dados pessoais básicos (RG, CPF, filiação, endereço, formas de contato, entre outros), exigidos na ficha de inscrição.
○ Certificado de conclusão de determinado ano do ensino médio de acordo com a etapa do programa a ser realizada e com a modalidade de ensino médio cursada.